Eu e Meus Passos

Olá! Que alegria ter você aqui! Seja muitíssimo bem-vindo/a!!

Eu me chamo Andréa Pacheco Miglionico, nasci e cresci na cidade do Rio de Janeiro e, hoje, contabilizo mais tempo de existência residindo em outros lugares tão maravilhosos quanto a minha cidade natal que amo muito.

Bom, você já sabe que eu sou psicóloga, porém, antes de chegar nesse lugar, quando me deparei com aquele momento de decidir o que iria estudar, estive entre biologia e direito. Tudo o que era do “humano” me fascinava. Eu amava biologia no ensino médio, trabalhava no laboratório da escola, e pensei que poderia estudar microbiologia. Mas faltava alguma coisa, talvez algo com maior envolvimento social ou comunitário. Pensei também no direito e como seria interessante poder usar esse lugar para defender pessoas, contribuir socialmente; e aí, senti falta desse lado de laboratório, pesquisa e entendi que, também, ainda não era por aí que deveria ir. Você também teve dificuldade de achar o que queria estudar ou que profissão escolher?

Eu não conseguia encontrar exatamente qual caminho seguir e não me parecia prudente ir por qualquer lugar. Nesse ponto da existência eu já havia me tornado bailarina profissional, já era professora de Ballet e sapateado e, entre as vindas e idas das circunstâncias da vida, me tornei comissária de bordo, quem iria imaginar! Depois de muitas mudanças e experiências incríveis, finalmente, entendi qual era a minha melhor maneira de ser e estar no mundo.

Foi, então, com a psicologia que me senti alinhada com a pessoa que sou e me torno todo novo dia. Encontrei o meu lugar, entendi que havia um propósito por trás desse querer e que encaixava com as minhas aspirações e como eu me vejo como parte de um todo. E tem sido assim desde a entrada na faculdade em janeiro de 2002. A cada passo, cada novo projeto, descubro melhores possibilidades de caminhar com o outro que me escolhe para partilhar da sua jornada singular do autoconhecimento. A certeza do aperfeiçoamento constante, pessoal e profissional, me instrumentalizam a servir com ética, responsabilidade e muito amor pelo que faço, para comigo e para o outro. Ao vislumbrar o futuro, me vejo atendendo, compartilhando conhecimento, psicologia, criando maneiras de agregar, aprendendo e me autorrealizando. Como é importante sabermos por que caminhos devemos ir, não é mesmo?

Eu leio e estudo. Sou inquieta e curiosa e, simplesmente, amo ler e aprender! Tenho uma lista de livros para serem adquiridos e lidos que vai se atualizando, mudando de lugar na escala de prioridade, abrindo lugar para novos títulos, numa ordem desarrumada que se ajeita por si mesma. Aprendi a gostar de livros digitais, mas confesso que nada supera a experiência de ter um livro nas mãos, poder folhear para lá e para cá, fazer anotações, colar papeizinhos e deixar alguns marcadores pelas páginas! Para mim, livros de estudo precisam ser físicos; literatura e livros para alimentar a curiosidade podem ser digitais. Aprendi a desapegar também e funcionar com bibliotecas digitais, mas ainda tenho cuidadosamente guardados na estante, obras que foram divisores de águas na minha vida pessoal e profissional. Revisito essas preciosidades de tempos em tempos.

Sempre gostei de escrever também e venho experimentando essa forma de me comunicar com o mundo. Interessante que muitas vezes na terapia o que mais o cliente precisa é ouvir a sua própria voz expressando o seu mundo interior em palavras que se traduzem em sentimentos e pensamentos… Escrever é um pouco assim, catártico também. E nesse quesito, tenho alguns projetos concretizados, outros em andamento e muitas ideias registradas no caderninho de rabiscos e anotações.

Sou mãe de um casal de seres humanos incríveis! Moramos próximos e no mesmo bairro. É um lugar emocional muito bacana vê-los crescidos, adultos e vivendo suas experiências de vida com serenidade, aventuras e consciência. Somos uma Ohana pequena em número e enorme em cumplicidade e camaradagem, recheada de muito respeito. E seguimos aprendendo nessa convivência, regando o amor que nos une, como falo “desde sempre, para sempre”. Ah, sou mãe “bichológica” também! Ativista e, vamos dizer, educadora na causa animal. Muitos peludos resgatados, alimentados e tratados por aí.

Aqui está um pouquinho de mim. Muito contente pela oportunidade de me conectar com você! Sinta-se à vontade aqui nessa minha casa virtual. Estou à sua disposição, e a um clic de distância! Até breve!

Um abraço fraterno,

Andréa